sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Ouve!

SHEMA ISRAEL ADONAI ELOHEINU ADONAI ECHAD!

Esta foi a maneira de Deus fazer-se ouvir pelo povo judeu a fim de que ele se lembrasse todos os dias que Adonai eloheinu Adonai echad, ou seja, que o Eterno é o Seu Deus e que o Eterno é Uno ou, numa segunda tradução do hebraico: que o Eterno é o Seu Deus, Ele, somente.

Neste mesmo texto de Deuteronômio 6, Ele, o Eterno, aconselha como essas palavras devem ser consideradas no dia-a-dia do seu povo.

Há uma força infinita nessas palavras e porquê? Porque a partir delas o seu povo poderia, então, declarar: "E o SENHOR nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao SENHOR nosso Deus, PARA O NOSSO PRÓPRIO BEM, para nos guardar em vida, como no dia de hoje" (Dt. 6:24).

Você se lembra que, quando Moisés disse ao Eterno: "Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória" Ele respondeu: "Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer" (Êx. 33:18,19)?

Porque Moisés, ao querer ver a GLÓRIA de Deus este lhe mostrou a Sua BONDADE?

Para muitos, adquirir glória pode ser as conquistas que efetuou no decorrer da vida, pode ser o dinheiro que ganhou, as mulheres/os homens que conquistou, o bem que seus atos promulgaram, a glória de muitas pessoas pode estar vinculada a boas notas na faculdade, um prêmio importante ganho com o devido esforço, seu networking... Mas sabe qual é a glória de Deus? A Sua BONDADE, é o simples fato de Ele ser BOM.

Parece que hoje em dia o mundo carece de pessoas boas né? Digo, boas mesmo, sem hiprocrisia! Que não guardam racor, que têm paciência, que são verdadeiras, que suportam o mal, são crédulas e não por isso são enganadas...

Porém, neste mesmo mundo se tornou humana a Palavra da Verdade e a bondade do Filho do Eterno (dondade esta, intrínseca a Ele) não poderia se expressar de outra maneira a não ser AMANDO porque para Ele amar foi e ainda é sinônimo de DAR:

Porque o amor de Cristo nos constrange [atrai], julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. (II Co. 5:14).

Jesus estava certo ao dizer profeticamente que o amor de muitos se esfriaria (Mt. 24:12), mas em meio a todo o desespero humano Ele providenciou um livramento dos valores deste mundo. Da escravidão dos preceitos que a cultura nos impõe. Ele providenciou para nós através de sua bondade algo que é ETERNO, a sua SALVAÇÃO pq importa que sejamos salvos para conhecermos o motivo pelo qual um dia o ser humano passou existir sobre a face da Terra. Só Deus pode nos dar direção para viver neste mundo porque os seus conselhos são eternos e atemporais... Independem da cultura e do tempo.

Amar = Dar. "Porque Deus AMOU o mundo de tal maneira que DEU seu filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo. 3:16).

Quanto ao profeta, ele pôde transmitir da parte do Eterno o seguinte: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; PENSAMENTOS DE PAZ, E NÃO DE MAL, para vos dar o fim que esperais" (Jr. 29:11).

Eu nunca escrevo para os que duvidam e para os que atacam... Escrevo para os que têm dúvida. Para aqueles que são sinceros frente a sua própria ignorância como eu mesma procuro ser todos os dias. Se você é uma dessas pessoas que, olhando para si mesmo, percebe não ter ainda encontrado uma âncora para a alma e lugar seguro para descansar a cabeça, preste atenção nessas palavras.

O SHEMÁ foi um chamamento específico feito ao povo judeu mas que perdura a eternidade pq tanto o amor, quando a Sua bondade atravessam o Tempo. Ele também pode ser direcionado a você no sentido de tranzer-lhe os benefícios prescritos no livro de Deuteronônio. Ele irá guardar a sua vida mediante a sua bondade e te dar uma esperança que te servirá de alimento nos piores dias de sua vida, como quando estiver frente a morte.

Não queira terminar a vida como Ludwig Von Beethoven (1770-1827) dizendo em seu leito: "É já tarde!"... Situação tão diferente de quando Jesus disse antes de morrer: "Está consumado!" (Jo. 19:30). Por um lado, alguém que ainda tinha coisas pendentes em vida e por outro alguém que estava morrendo levando consigo a certeza de ter feito toda a vontade do Pai e em paz por continuar vivendo mesmo que destituido de corpo corruptível. Há aqueles que se perdem nas trevas e que não podem voltar mais a esta época tão rica de escolhas e possibilidades em vida e destinam-se à perdição, mas há aqueles que fazem uma escolha que muda completamente suas vidas e leva-os a viver eternamente. Qual desses dois tipos de pessoa você está sendo hoje?

Não é uma ameaça, é só uma advertência. De acordo com as profecias, o amor de muitos se esfriará e isso já tem acontecido porque a iniquidade/maldade tem se proliferado velozmente como nunca a humanidade experimentou antes (Mt. 24:12). Vai se tornar cada vez mais difícil você aceitar essa mensagem portanto "busque o Senhor enquanto se pode achar, invoque-o enquanto está perto" (Is. 55:6).

Diga hoje ao Senhor que você aceita o chamado que Ele te faz para que você se torne Seu filho e desfrute da alegria de ser amado e abraçado pelos mesmos braços que sustentam todo o universo.

Finalmente tanto esse trecho do Shemá quanto esta frase "o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará" (Dt. 31:6) poderão, então, fazer parte da sua própria VIDA.

SHEMA ISRAEL ADONAI ELOHEINU ADONAI ECHAD
Ouve, Israel, o Eterno é o Nosso Deus, o Eterno é Um.


Se para Israel, que foi uma nação criada para conhecer a Deus, existe um só Deus e Senhor e um Nome (HaShem) a ser glorificado por causa de sua bondade, para todos os seres humanos isso é verdadeiro. Não são todos judeus mas todos podem conhecer e ter uma nova vida no Salvador, Jesus, o Messias.

Alegria é amor regozijante
Paz é amor em repouso
Paciência é amor que perdura
Benignidade é amor em sociedade
Bondade é amor em ação
Fé é amor quando em campo de batalha
Mansidão é amor na escola/aprendendo
Domínio próprio é amor em treinamento
(Dwight Lyman MOODY)

Mas, a TODOS quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no Seu Nome (Jo. 1:12)

Amem

Um comentário:

Mãe que crê disse...

A paz do Senhor, irmãos!
Glórias a D'us pela vida de vocês e pela idéia abençoada de criar um blog que sirva aos propósitos do Eterno nesta Terra. Esta postagem ("Ouve") é uma bênção, me edificou muito, me consolou e me deu novas forças ao me lembrar o quanto D'us nos ama, que Sua vontade é o melhor para nossas vidas e que NADA escapa do controle D'Ele! Baruch Hashem!
Que D'us os abençoe grandemente, e continue inspirando aos seus corações palavras de consolo, força e aprendizado para seu povo, em nome do Senhor Jesus!!!

Kátia Michele

pra vc navegar:

quem somos nós?!

Minha foto
Piracicaba, São Paulo, Brazil
Jovens comprometidos com a Causa de Cristo no Campus Universitário! Entendemos que Ele não é um Ser alheio à nossa realidade... Ele É a nossa Realidade. Nossa vida, nosso oxigênio. Seu compromisso é com toda a humanidade porque é por ela que veio dar sua vida. Proclamaremos sua VIDA e LIBERDADE que impactaram nossas vidas para impactar outras tantas! Visamos basicamente a Intercessão, a Edificação e o Evangelismo. Além do discipulado e treinamento!

Rádio A+